7 de março de 2013

EMTU - Rumo à padronização do Vale do Paraíba.....

A EMTU começa a dar as caras pela região do Vale do Paraíba...


Com a criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN), de acordo com a Lei Complementar Estadual nº 1.166 de 09 de Janeiro de 2012, as linhas intermunicipais passaram a ser coordenadas e regulamentadas pela EMTU/SP. Até Setembro desse ano as linhas estavam sob a jurisdição da ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo). 

Depois de muitos rumores a chegada da EMTU ao Vale está confirmada. Em seu site podemos ter acesso à diversos serviços, como o cartão BOM ESCOLAR.

Uma breve descrição com as características da RMVPLN também podem ser encontradas no site da EMTU, para vê-las clique aqui.

A Região Metropolitana foi dividida em 5 areas, ficando assim:



  1. Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca e São José dos Campos;
  2. Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, Taubaté e Tremembé;
  3. Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Potim e Roseira;
  4. Arapeí, Areias, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras;
  5. Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
Embora a região esteja dividida em 5 areas a EMTU ainda não tem a intenção de lotear o transporte da em consórcios como tem feito em outras metrópoles do Estado. 
Segundo a empresa a região tem 101 linhas, uma frota de 600 veículos cadastrados e 10 empresas com permissão para operar inicialmente. De todas essas linhas 60 ficam nos limites da RMVPLN, assim como desse total de ônibus 500 ficam por aqui, os demais fazem ligação com outras regiões metropolitanas. Na divisão de Fretamento a frota de nossa região é de 1200 veículos.
É grande a expectativa dos perueiros clandestinos na criação da RTO (Reserva Técnica Operacional) por aqui, porém até o momento a EMTU não se manisfestou sobre a criação desse serviço para o Vale. Em sua visita a São José dos Campos o Sr. Joaquim Lopes da Silva Júnior, Diretor Presidente da EMTU, disse ser favorável a legalização. "Vou conversar com os prefeitos. Temos que ter vontade política", disse ele.
Seguindo seu cronograma apresentado no dia 28 de Maio desse ano a EMTU está agora realizando a pesquisa de Origem e Destino. O objetivo dessa pesquisa é a criação e manutenção das linhas para que atender da melhor maneira os usuários.
O escritório regional será gerenciado pelo Sr. Antonio Carlos Gonçalves, que atualmente gerencia a regional da Baixada Santista. O local  já está locado e passa por reformas. Ele fica em São José dos Campos, mas o endereço exato ainda não foi divulgado.

Padronização:
Na vanguarda da padronização a Viação Jacareí já apresenta seus veículos com a pintura da EMTU. 
Esse mês começou a circular pelas ruas de São José dos Campos e Jacareí 5 ônibus com a pintura padrão da EMTU. Segundo a empresa existe uma preocupação de que os passageiros já possam ir se acostumando com essa novidade.
       Todos os novos veículos são modernos estão alinhados pela certificação Euro V, o que garante que são mais econômicos e que poluem menos o meio-ambiente.
Podemos considerar a Viação Cidade Natureza como vanguardista aqui na região também. Seus 6 ônibus adquiridos em meados desse ano, não receberam a pintura padrão da empresa. Como foram comprados de empresa que opera pela EMTU em outra metrópole somente descaracterizarão os veículos, mas mantiveram as cores no padrão EMTU, o que facilitará uma mudança futura colocando apenas as faixas.
A verdade é que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos está chegando para dominar nossa região.
E nós do Referência Bus estaremos sempre atentos aos detalhes para lhes transmitir.


Reportagem: Luiz Vagner Lima
Local: São José dos Campos
Foto: Luiz Vagner Lima
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Um comentário :

  1. Isso me traz um certo temor com relação as tarifas. Na região de Mogi das Cruzes existem trechos cobertos tanto por ônibus da EMTU como da ARTESP. É o caso do trecho Mogi - Arujá que é coberto pelas linhas da EMTU para São Paulo e Santa Izabel (via Mogi - Dutra), mas também são cobertas por linhas da ARTESP no caso a Mogi - Igaratá e Mogi - São José (via Arujá).
    O fato é que a tarifa cobrada pelo trecho Mogi - Arujá nos ônibus da EMTU é mais alta do que a cobrada nos ônibus da ARTESP. A diferença é tão relevante que a tarifa cobrado pela linha EMTU de ônibus tipo Urbano (duas portas) é mais cara do que a cobrada pela linha da ARTESP com ônibus seletivo (uma porta).
    O meu receio que com as mudanças as tarifas no vale fiquem mais caras.

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