6 de abril de 2013

Problemas com os trens levaram passageiros aos ônibus em São Paulo

Pane no sistema de controle dos trens da CPTM na capital paulista sobrecarrega linhas de ônibus em toda a região metropolitana de São Paulo

Foto: Estadão

As famosas compras de sábado foram interrompidas ou atrasadas em função dos problemas apresentados em 6 linhas da CPTM no início da tarde desse sábado,6.

Os transtornos atingiram diretamente as pessoas que iam ou estavam na região do Brá, na capital paulista. 
Os transtornos deve ter atingido ao menos 1 milhão de pessoas.

Segundo informações do G1, os fiscais da SPTrans se revezavam na tentativa de empurrar os passageiros para dentro dos ônibus que estavam na operação PAESE para que os mesmos conseguissem seguir viagem.
Estação Guainazes. Foto: Uol (Ilustração)

Esses problemas foram observados também nos municípios do Alto Tietê, em Mogi das Cruzes a rodoviária estava com super lotação por volta das 15h, algo incomum para o momento. Transtornos sentidos também em Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba, assim como toda a zona leste da capital.
As linhas intermunicipais que circulam por esses municípios passavam sempre lotados pelos pontos e muitos passageiros acabaram ficando muito tempo no ponto esperando até que conseguissem seguir viagem.

O que causou todo esse transtorno?
Estação de Mogi das Cruzes. Foto: Estadão

Uma pane no sistema de controle dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) resultou numa manhã de caos na região metropolitana de São Paulo.
O sistema atingido foi o da CCO - Brás (Centro de Controle de Operações) e atingiu diretamente as linhas 7, 8, 9 e 10 da CPTM, que só voltou a operar por volta das 17h.
O problema teve início por volta das 13h desse sábado, 6, ocasionado pelo princípio de incêndio no sistema nobreak de iluminação no prédio da CCO. Como medida de segurança o prédio foi evacuado, o que resultou na interrupção da circulação dos trens.
Os bombeiros foram chamados e logo controlaram o fogo. Não houve vítimas, porém estima-se que 1,3 milhão de passageiros que utilizam o trens aos sábados tenham sido atingidos.
Segundo o diretor de engenharia da CPTM, José Augusto Dissacot, "o CCO é responsável pelo funcionamento integral da malha ferroviária, "sem o sistema CCO ligado não é possível fazer a circulação dos trens", disse ele.
Assim que o problema foi detectado os maquinistas foram orientados a parar na estação mais próxima o que gerou sérios problemas entre os passageiros que tiveram sua viagem interrompida. Mesmo com a operação PAESE acionada confusão entre os passageiros não deixou de ser notada. Foram disponibilizados 28 ônibus apenas para suprir a necessidade de 6 linhas de trens, o que segundo muitos usuários consultados é insuficientes. Eles reclamaram das grandes filas e desorganização para entrar nos ônibus quando os mesmos encostavam nas estações.


Fontes: Uol, Estadão e G1
Texto: Luiz Vagner
EQUIPE REFERENCIA BUS
APRENDENDO CADA DIA MAIS
ENCONTROU ALGUMA INFORMAÇÃO ERRADA OU INCOMPLETA? INFORME-NOS!
E-mail: atendimento@referenciabus.com.br

Um comentário :

  1. A situação foi complicada!
    Ainda bem que hoje (08) a situação esta normalizada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...