Chega ao fim a pequena história de uma empresa que veio para salvar o nome de um grupo.
No último dia 1º de Abril a Viação Veneza encerrou suas operações em Embu e Taboão da Serra.
As linhas da empresa foram vendidas, assim como seus carros para as outras empresas do consórcio, a Viação Miracatiba e Pirajuçara, que já operam nesses municípios.
Nos primeiros dias os usuários sofreram um pouco com atrasos em algumas linhas e horários. Isso ocorreu devido a migração dos funcionários entre as empresas. Ambas se comprometeram em ter tudo resolvido na manhã dessa segunda-feira.
As linhas 178 EMBU (JARDIM VAZAME)/ SAO PAULO (METRO CAMPO LIMPO), 178BI1 EMBU (JARDIM NOSSA SENHORA DE FATIMA)/ SAO PAULO (METRO CAMPO LIMPO) e 245 TABOAO DA SERRA (JARDIM SAO JUDAS TADEU)/SAO PAULO (METRO CAMPO LIMPO) estão à cargo da Viação Pirajuçara e as 056 EMBU (CENTRO)/ SAO PAULO (METRO CAMPO LIMPO), 124 EMBU (JARDIM SANTO EDUARDO)/ SAO PAULO (CLINICAS), 124BI1 EMBU (JARDIM ANGELA)/ SAO PAULO (CLINICAS), 124VP1EMBU (JARDIM SANTA EMILIA)/ SAO PAULO (CLINICAS) e 343 EMBU (JARDIM DO COLEGIO)/ SAO PAULO (METRO CAMPO LIMPO) sob controle da Miracatiba.
Embora sejam poucas linhas a demanda delas é de cerca de 50 mil passageiros por mês. A mais demandada que ficou para a Viação Pirajuçara é a linha 178 e já para a Miracatiba é a 124 com todas as suas linhas extras que rodam somente em horários de pico com no máximo duas viagens por período.
História:
A Viação Veneza chegou em nossa região depois que a Viação Campo Limpo, do mesmo grupo, perdeu a concessão por ter muitas reclamações registradas pelos usuários. Em sua maioria pela má qualidade dos veículos, maus tratos pelos motoristas e cobradores, má gestão entre outros levaram a EMTU cassar sua concessão e deixar seis linhas na mão da "Nova" empresa, Viação Veneza e distribuir as outras entre as outras empresas que na época operavam na região e futuramente comporiam o Consórcio Intervias, as mesmas que assumem as linhas hoje.
Embora tenha sido uma empresa que mudou muito a visão de transporte público para moradores da periferia de Embu e Taboão agora a "salvadora" se despede de nós e que sabe ressucite na área 5 da EMTU quando enfim sair a licitação.
Numa avaliação desses a empresa trouxe qualidade e conforto ao sistema. Mesmo tendo chegado com ônibus de segunda mão, logo que possível começou a renovar a frota e hoje conta com 100% da frota com no máximo 5 anos. Composta por Viales, Torinos 2007, Apache Vip I e II e Svelto, 2 Neo Bus Mega herdados de uma outra empresa do grupo. Os chassis variam entre MB 1722M e VW 17.230EOD.
Todos os carros foram divididos entre as empresas que assumiram as linhas.
Por enquanto fica a lembrança de uma empresa que salvou o transporte público da periferia de Embu e Taboão da Serra.
Aqui fica a homenagem da Equipe do Referencia Bus para essa empresa histórica na região Sudoeste da Grande São Paulo.
Reportagem: Luiz Vagner Lima
EQUIPE REFERENCIA BUS
APRENDENDO CADA DIA MAIS
ENCONTROU ALGUMA INFORMAÇÃO ERRADA OU INCOMPLETA? INFORME-NOS!
E-mail: atendimento@referenciabus.com.br
Veneza era uma ótima Empresa so que infelizmente tinhas muitos puxa sacos que denegrià um nome da Empresa
ResponderExcluir