11 de abril de 2011

O descaso do trasnporte público em Embu

Veículos da Coopercav
Na semana passada publiquei uma reportagem sobre a briga entre a Viação Miracatiba e a Prefeitura de Embu. Muitas das promessas não foram cumpridas e busquei mais informações antes de expor o que está acontecendo para não cometer exageros e faltar com a verdade. A linha 333 – Embu (Jardim Mimás) X Itapecerica (Parque Paraíso) voltou a circular na terça-feira dia 5 de Abril assim como a Miracatiba anunciou, porém não como anunciado. Ao invés dos intervalos serem de 15 minutos mantiveram o antigo de 30 minutos durante a semana. E com agravante nos finais de semana. No sábado ao invés dos intervalos serem de 40 minutos como antes, foram de uma hora e no domingo de uma hora passou para duas. O que parecia não poder piorar, piorou e muito.
Ao questionar fiquei sabendo que a causa ainda não está ganha. Quando a empresa foi impedida de circular por exigência da Prefeitura de Embu, e ficou sem operar por 10 dias, um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Itapecerica e a denúncia encaminhada ao ministério público que acompanha o caso. Em seguida advogados do consórcio entraram com pedido na justiça para que a linha circule normalmente, visto que a Prefeitura deseja que ela siga apenas pela BR-116 sem entrar no bairro, o que é um absurdo e não atende às necessidades da população. Mas o fato é que o processo ainda está na justiça e a empresa recebeu uma autorização para circular com esses horários que não atendem os usuários até que saia um veredito final. Sobre esse caso ainda não temos nada de concreto.
Na reportagem de semana passada um dos comentários trazia o relato do sofrimento dos usuários da linha 239- Itapecerica (São Marcos) X Cotia. Ao assumir três das linhas da Veneza a Viação Miracatiba teve muitos problemas com atrasos e falta de pessoal até acertar as contratações necessárias. Porém, o compromisso da empresa era de que na terça-feira, 5 de abril, tudo estaria resolvido, mas constatei que ainda não estava 100% normalizado os horários e carros extras da linha nos horários de pico. O curioso é que em outras linhas comecei a ver carros de mais. Nessa busca que fiz constatei que linhas como a 056- Embu X Metrô Campo Limpo, por exemplo, estava com mais horários do que tinha na época em que a Veneza era a responsável pela linha. Outras linhas que já eram da Miracatiba também não voltara ao normal ainda.
Enquanto tudo isso acontecia aqui do lado de fora a Câmara, pela pessoa do então Presidente Professor Silvino, convocou uma plenária para que o Secretário de Trânsito e Transporte Francisco Carlos Pereira explicasse o aumento da passagem no município. Eles usaram índices e valores das passagens de outros municípios da região como justificativa. E mesmo tendo usado valores como o da Capital que tem um sistema de integração bons ônibus, e de outros municípios que operam com empresas que possuem ônibus em suas frotas, não forma questionados pelos vereadores por que o valor de nossa cidade está entre os mais altos.
Seus Micro-ônibus andam muito lotados, estão em má conservação, os intervalos entre eles estão cada vez maiores, os operadores são mal educados principalmente com idosos, entre outras tantas reclamações foram citados nesse encontro.
A Coopercav, na pessoa do Presidente Leonel Augusto de Novais Filho, disse que tem feito treinamentos constantes para seus operadores, falou também que no começo desse ano muitos veículos quebraram e desfalcaram algumas linhas e também se comprometeu em adquirir ônibus para 40 passageiros sentados, e que isso já está em estudo. A linha Circular 5 – Caputera X Embu, conta com um ônibus com vinte anos ou mais de uso. Vale lembrar que o transporte de Embu é subsidiado. A Coopercav, além que cobrar R$2,30 das passagens ainda recebe um valor de R$240 mil todo mês para prestar esse tipo de serviço.
Ainda temos muito que aprender sobre transporte. Enquanto o poder público não considerar esse problema como prioridade ficaremos estagnados onde estamos. Uma cidade que consegue dar o verdadeiro valor ao transporte público é a cidade que respeita sua população. Sem um bom transporte a população é prejudicada em seu emprego, perde mais tempo com locomoção, fica mais doente e estressada e deixa de viver com sua família. Um governo que diz estar preocupado com seu povo precisa começar a enxergar as coisas pequenas para que colha as maiores.
A Prefeitura de Embu está deixando a desejar. A proposta já foi boa no passado, mas temos que ter a hombridade para entender que o tempo passa e as coisas mudam. Nossa população cresceu e merece muito mais e melhor.


EQUIPE REFERENCIA BUS
APRENDENDO CADA DIA MAIS
ENCONTROU ALGUMA INFORMAÇÃO ERRADA OU INCOMPLETA? INFORME-NOS!

3 comentários :

  1. nossa, e eu que achava que Guarulhos tava pior.

    ResponderExcluir
  2. Bela reportagem, continue com esse trabalho, irei acompanhar!

    Isso é um descaso total com a população.
    Pagamos altas taxas, as vezes das mais altas para Ter um sistema totalmente ineficiente.
    Cheio de falhas as quais pagamos para serem reparadas.
    Em vez disto, esperamos , esperamos e pagamos.
    Não somente esperamos as melhoras , mas também sentimos o descaso total a um idoso com problemas de saúde esperar mais de uma hora um ônibus.

    Bem como falas-te Luiz Vagner , não valorizar o transporte publico é o mesmo que não respeitar e valorizar a população.
    ATE QUANDO VAMOS PASSAR POR ISSO!
    Abraço, parabéns pela matéria.
    Minelli

    ResponderExcluir
  3. Pois é as coisas não andam muito bem aqui não viu Jonas e Minelli.
    Guarulhos está mil vezes melhor. Obrigado pelo comentários Jonas.

    Pois é Minelli. Você bem sabe o que é isso, sabemos bem que aí em Laguna o transporte é precário. E para alguns bairros o bicho é feio mesmo, só de manhã e à tarde.

    Obrigado.

    Luiz Vagner Lima

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...