10 de agosto de 2011

São José começa a conhecer o que é concorrência no transporte...

Transporte cada vez melhor.          Divulgação/PMSJC
Depois de pouco mais de seis meses da conclusão da concorrência do transporte público em São José começamos a ver resultados positivos de tudo isso.
Novos tempos no transporte joseense começa a se tornar uma realidade. Depois de muita falação, hoje podemos ver que a concorrência do transporte público começou a dar uma cara nova ao serviço de transporte na cidade. Novos coletivos nas ruas, veículos 100% acessíveis, novos horários e linhas, são algumas das coisas que passaram a fazer parte dessa realidade.
Durante muito tempo os usuários do sistema sofreu com ônibus lotados e poucos horários. Hoje a demanda de horários é ampla (em relação ao passado), mas ainda precisamos avaliar que a população também cresceu, o que resulta em coletivos muito lotados em diversos horários.
Para atar o sofrimento da população as empresas e o poder executivo tem buscado meios que amenizem a situação. No trimestre passado teve início na cidade uma pesquisa que visa conhecer o deslocamento dos moradores da cidade. Com base nisso a prefeitura avalia a necessidade da criação de novas linhas ou novos horários. Já existe estudos para a criação de corredores de ônibus na cidade e sobre a viabilidade de novas Ecos como a do Campos de São José, muito criticada pelos usuários.
Hoje na cidade cada empresa é responsável por um dos três lotes que compõem o sistema de transporte de nossa cidade. Gostaria de citar o que tem sido feito em cada um dos lotes, mas peço a licença de falar dos lotes 2 e 3 antes do 1, vocês vão entender porque.
O lote 2 do transporte público da joseense é atendido pela empresa Júlio Simões, que pertence a um dos maiores grupos da área de transporte do país, a JSL. Quando assumiu suas linhas tinha como novidade muitos veículos urbanos e padrons e seus famosos MICRÕES, que até hoje são temas de polêmicas. No final de 2010 a empresa começou a apresentar os Midis, até então novidades para a cidade. Não eram nem grandes como os urbanos e nem pequenos como os micrões.
Desde o início do ano começou um barulho de que eles trariam veículos trucados como os da Expresso Maringá, que possuem piso baixo. Na semana passada muitos de nós deparamos com esse veículo em teste pelas ruas da cidade. Os motoristas da empresa já fizeram os treinamentos necessários e agora é só esperar. Eles estão chegando... Pelo que consta para as linhas 230, 231 e 232, acredito que a 205 e 240 também estejam na lista de prioridades devido a grande demanda que possuem.
O lote 3 que é atendido pela empresa Expresso Maringá recebeu no final do ano passado 6 veículos Scania com piso baixo e capacidade para 100 passageiros. Esses veículos chegaram para uma linha especialmente criada para eles, a 330 que liga o extremo sul da cidade ao centro. A criação dessa linha trouxe especulações de que serão criadas novas linhas que liguem extremos como essa,  que pode estar cada vez mais próximo com a chegada de veículos como esses para o lote 2. A empresa tem também um veículo em testes um pouco menor que os Scanias porém que carregam 100 passageiros também.
Mas não é só isso não. Segundo informações deve chegar mais desses na Maringá também e em breve deve chegar mais 20 veículos urbanos para atender a crescente demanda.
E enfim, o lote 1 do transporte público que é o que demorou mais tempo para nascer.
Depois de muitas idas e vindas a empresa Saens Peña, carioca assumiu as linhas que eram operadas pela Capital do Vale e Real.
Sua chegada surpreendeu muito todos que utilizam suas linhas, pois ela trouxe muitos veículos com piso baixo e midis como os da Júlio Simões.
E para ajudar começou a operar no início do mês uma nova linha para atender quem trabalha e mora no bairro Vale do Pinheiros na zona oeste da cidade. A linha 134 - Vale dos Pinheiros x Terminal Central atende vários horários inclusive finais de semana e uma outra opção para o bairro é a linha 111 - Monte Castelo que teve seu nome e itinerário modificado para atender ao bairro. Ela agora sai do Vale dos Pinheiros e segue até o Monte Castelo passando por toda a região central da cidade. Ambas vão até a entrada do condomínio esplanada do Sol.
E mesmo tendo seus veículos com quase seis meses de operação a empresa já fala em novas aquisições que  estão em estudo.
Com todas essas novidades fica claro que o joseense está aprendendo que a concorrência sempre traz bons frutos. Estamos entrando na era da colheita. Sei que ainda tem muito para acontecer, São José merece muito mais. O que me tranquiliza é que as coisas estão acontecendo. Só falta um pouco de velocidade em tudo isso...
O que eu quero é colher...

Reportagem: Luiz Vagner
Foto: Divulgação PMSJC
EQUIPE REFERENCIA BUS
APRENDENDO CADA DIA MAIS
ENCONTROU ALGUMA INFORMAÇÃO ERRADA OU INCOMPLETA? INFORME-NOS!
E-mail: atendimento@referenciabus.com.br

3 comentários :

  1. Show de reportagem
    A minha amada São José dos Campos merece.
    Essa cidade cresce a cada dia.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Jonas.
    Realmente a cidade tem crescido e dado uma lição para outras, até mesmo para Guarulhos, que é bem maior.

    Luiz Vagner

    ResponderExcluir
  3. SHOW DE MATÉRIA, QUALIDADE 100%. ABÇO
    JONES FERNANDO - JBUS BH

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...