12 de janeiro de 2012

Manifestações e perdas para o transporte público...

Vivemos num país democrático e livre, manisfestar-se pode significar agregar valores ao que acreditamos, mas isso depende da maneira que o fazemos.
Não dá para entender como pessoas, gozando de sua sanidade mental pode agir de forma tão estúpida e arredia.

Durante esse mês de Janeiro de 2012 estamos sendo noticiados sobre diversas manifestações em todo o país contra o aumento da passagem de ônibus.
Foto: Ana Timóteo (Jornal Fato Expresso)
De todas as regiões chegam notícias de que usuários do sistema tentam mostrar de alguma forma sua indignação com os altos preços das tarifas de ônibus pelo país. Todos sabemos que isso é real, e que se ficarmos calados significa que somos condizentes com esse aumento, porém dependendo de como agimos perdemos a razão.
Em Teresina (PI) 8 pessoas foram presas durante um ato de enfrentamento com a polícia. Depois de fecharem uma via pública a Polícia Militar foi chamada para estabelecer a ordem, que gerou uma batalha. Em Vitória (ES) não foi diferente, exceto pelo fato de que já dura dias e que os estragos seguem crescendo dia após dia. Sempre levando a grandes pancadarias e perdas.


Foto: Ana Timóteo (Jornal Fato Expresso)
Em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, estudantes e populares fecharam a BR-116 semana passada. Esse movimento foi organizado por internautas, porém não teve o exito esperado por falta de adesão. Apenas um pequeno número de pessoas compareceram. Mas prometeram que vão marcar uma nova data.
O problema não estar em usar o que é de seu direito, como manifestar-se, e sim a maneira pela qual estão fazendo isso. Durante esses protestos diversos ônibus foram depredados e outros até vivaram cinzas.


Foto: VNews
Essa semana em São José dos Campos, interior de Paulista, uma mulher, num ato solitário estava jogando pedras nos ônibus em frente a um Shopping numa das principais Avenidas da Zona Sul. Segundo testemunhas essa mulher dizia ser contra o aumento da tarifa do transporte público. As pedras que essa senhora estava jogando eram grandes o suficiente para amassar a lataria desses veículos.

Hoje as empresas que circulam pela Zona Sul da cidade resolveu retirar os veículos padrons das linhas e colocaram urbanos no lugar, pois além de situações como essa de manifestações pela passagem, ainda vivemos outro grande impasse em São José dos Campos. A justiça decretou reintegração de posse numa area Chamada de Pinheirinho.
Essa é uma area que foi invadida a dez anos e a justiça concedeu a reintegração de posse. Os moradores do local relutam e seguem fechando a Estrada Imperatriz, que dá acesso ao bairro Campo dos Alemães, obrigando todos a desviarem pelo Residencial União. Durante todo o dia moradores armados com pedras, pedaços de pau e revólveres se revesavam na guarda do portão de entrada da invasão.

O que nos falta é aprender a defender nossos interesses e direitos. Enquanto ainda estivermos fazendo dessa maneira, os resultados serão os que se seguem.... Aumento das tarifas... Reintegração de posse.... E o transporte público prejudicado e prejudicando os muitos usuários que dependem dele todos os dias...

Artigo: Luiz Vagner
Informações: Jornal Fato Expresso On Line, Uol e VNews
EQUIPE REFERENCIA BUS
APRENDENDO CADA DIA MAIS
ENCONTROU ALGUMA INFORMAÇÃO ERRADA OU INCOMPLETA? INFORME-NOS!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...